receita

Inscrição do CPF será gratuita e pela internet

Compartilhe:

Cidadão poderá solicitar o serviço inclusive nos feriados

A RFB (Receita Federal do Brasil) começou a disponibilizar o serviço de inscrição no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) pela internet. A partir de agora, o cidadão poderá solicitar o serviço 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados, gratuitamente.

Para efetuar o pedido, é preciso preencher um formulário eletrônico no Portal da Receita com os seguintes dados: nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, nome de mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular.

Ao fim da inscrição será gerado, automaticamente, o número de inscrição no CPF e o “Comprovante de Inscrição no CPF”. O solicitante deverá anotar esse número ou imprimir o comprovante. Esse documento poderá ser impresso de imediato ou, posteriormente, quantas vezes forem necessárias, sem qualquer ônus para o solicitante. Apenas nos casos em que haja inconsistência nos dados informados pelo solicitante que impossibilite a efetivação de sua inscrição, ele será devidamente orientado a dirigir-se a uma unidade de atendimento conveniada – agências dos Correios, do BB (Banco do Brasil) e CEF (Caixa Econômica Federal) -, para fins de proceder a solicitação de inscrição no CPF.

A inscrição do CPF pela internet não acaba com os canais tradicionais de atendimento: Correios, BB e CEF. Desse modo, a pessoa física que possuir título de eleitor poderá solicitar sua inscrição no CPF tanto pela internet quanto por intermédio dessas entidades conveniadas.

1 responder
  1. Mr WordPress
    Mr WordPress says:

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

Os comentários estão fechados.